segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Esse é o Patrono de nosso CIEP: Dr. José Bonifácio Tassara – O Médico de todos


O CIEP Brizolão 271 deve seu nome a uma das maiores personalidades que a população de Conceição de Macabu já teve a satisfação de conviver: Dr. José Bonifácio Tassara.
Dr. Tassara, como era carinhosamente chamado, foi muito mais que um competente médico e um profissional que cuidava muito bem da saúde corporal das pessoas. Foi um amigo de todos os macabuenses, um benfeitor para os mais humildes, um lutador em prol de nosso município.
Era o profissional da Medicina que todos queriam encontrar no consultório:atencioso, calmo, competente. Tão competente que para muitos pacientes ele não diagnosticava as doenças, ele adivinhava. Tão competente, que não tratava alopáticamente, tratava apenas com o toque das suas mãos.
Era amigo de todos, ricos e pobres, intelectuais e ignorantes, homens e mulheres, patrões e empregados. Não se negava nunca ao tratamento espiritual, baseado sempre numa boa conversa, segundo ele, complemento de qualquer tratamento médico. Usava habilidosamente suas palavras e seguia o lema dos antigos romanos: “Mente sã em corpo sadio”
Foi um lutador em prol de Conceição de Macabu, sem nunca ter se envolvido na política partidária, pois seu partido era o seu município, onde sempre lutou por tudo que era bom: Emancipação, Hospital Ana Moreira, Rhodia, asfaltamento da RJ 182, e outras lutas.
Por tudo isso é considerado uma unanimidade em Conceição de Macabu.
Dr. José Bonifácio Tassara nasceu em Mirai-MG, veio para Macabu trazido por seu cunhado, o macabuense e renomado Dr. Demerval Barbosa Moreira. Viveu até dezembro de 1992, sem nunca ter deixado Macabu, quando seu falecimento foi considerado um dos momentos mais tristes que a população local já presenciou. No mesmo ano a Câmara Municipal prestou-lhe uma homenagem, trocando o nome da Praça Santos Dumont para Dr. José Bonifácio Tassara. Praça ao lado da qual viveu mais de sessenta anos, onde criou seus filhos, todos macabuenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário